É impossível considerar qualquer grande evento histórico dissociado das trajetórias de quem os protagonizou. A partir dessa imensa trama de enredos individuais, podemos compreender melhor os mecanismos que movem pessoas, povos, nações e o próprio mundo desde os primeiros registros da caminhada do ser humano sobre a Terra.
É essa nova abordagem, a partir das histórias pessoais, que Rodrigo Trespach apresenta aos leitores em Os nomes do Terceiro Reich . Nesta obra, o historiador mostra um dos tempos mais sombrios da humanidade a partir da biografia de dezenas de pessoas cujos percursos se entrelaçaram para produzir a trama de consequências dramáticas que resultou na Segunda Guerra Mundial e no Holocausto.
A primeira parte do livro desvenda a vida de políticos, militares, empresários, artistas e outras pessoas que, ligadas ou não ao Partido Nazista, contribuíram para que Hitler chegasse ao poder. Há também um capítulo dedicado àqueles que resistiram ao Terceiro Reich ― em alguns casos, pagando com a própria vida. Na segunda parte, o autor oferece uma lista com personagens, glossário e uma cronologia para referência de leitura e compreensão do livro.
As biografias trazem dados importantes, verdadeiros e íntimos sobre figuras como Goebbels, o mago da propaganda nazista; Himmler, o líder da SS; Mengele, o monstro da medicina; Keitel, o conselheiro; Bonhoeffer, o teólogo da resistência; Stauffenberg, o militar antinazismo; entre muitos outros.